qual-melhor-purificador-de-água

Quais os melhores purificadores de água

qual-melhor-purificador-de-águaTransportar oxigênio, nutrientes, hormônios e outros componentes das células, levar as toxinas das células para os rins, desintoxicando o organismo e hidratando sentidos como visão e audição, além de regular a temperatura do corpo, através do suor, são só algumas das muitas funções dá água em nosso organismo, por isso, é fundamental se manter hidratado bebendo muita água diariamente.

Mas, ok, beber água é preciso para manter a saúde em dia, porém, essa água precisa ter uma boa qualidade, ou seja, ser livre de contaminações.

Nesse sentido, poder contar com um bom purificador, sem dúvida, irá garantir uma água livre do excesso de cloro, resíduos físicos e/ou micro-organismos.

Por isso, vale investir em um purificador, mas, claro, precisa ser um purificador de água que ofereça eficiência bacteriológica, retenção de partículas e redução de cloro livre, e que seja atestado pelo selo do INMETRO.

O que considerar na hora de escolher o purificador de água?

Retenção de partículas

Então, um dos principais fatores a considerar na hora de comprar seu purificador é a retenção de partículas, que nada mais é que a capacidade do purificador barrar a passagem de resíduos como ferrugem, argila, areia, entre outros, existindo 6 níveis de retenção de partículas, de “A” (anteriormente P-I), que indica eficiência máxima, até F (pior desempenho).

Vale saber, por exemplo, que um purificador com retenção de partículas classificação “A”, consegue impedir a passagem de elementos com tamanho entre 0,5 e 1µm (milésimo de milímetro). Sendo que um grão de areia costuma medir de 200 a 500µm.

Retenção de cloro livre

Outro fator que não vê ser subestimado é a retenção de cloro livre, que significa a capacidade de retirar o excesso de cloro da água (usado no processo de tratamento das companhias de abastecimento).

Vale saber que o INMETRO apenas certifica se a função está ou não presente, sem escala de eficiência (que antes variava de C1 a C3).

Eficiência bacteriológica

Infelizmente, grande parte dos purificadores comercializados não possui a certificação quanto à “eficiência bacteriológica” que, como o próprio nome sugere, significa a capacidade de eliminar bactérias e outros micro-organismos da água.

Então, com isso é mente, agora é colar em nossa lista com o top 6 dos melhores purificadores de água. Confira!

Quais os melhores purificadores de água

filtro-de-agua-Colormaq-Premium6° – Colormaq Premium

O sétimo lugar de nossa lista ficou com a Colormaq Premium, que possui uma boa capacidade de fornecer água gelada, e isso por causa de seu sistema de refrigeração por compressor e reservatório de 2,3 litros, além de 7 opções de temperatura.

A capacidade de resfriamento de água, certificada pelo INMETRO, é de 1, 2 litros por hora.

Já, quanto à capacidade de melhorar a qualidade da água, ela tem retenção de partículas “C” (regular), não conta com eficiência bacteriológica e retira o excesso de cloro livre da água.

Pesando a capacidade de resfriamento da água, o nível de filtragem e o preço médio desse purificador, chegamos à conclusão que a relação custo-benefício é ótima.

Ela gasta uma média de energia elétrica em torno de10, 56 KWh/mês, o que é relativamente alto, embora justificado pela presença do compressor.

Nessa balança temos que colocar também o refil, que filtra até 4.000 litros de água e tem um custo razoavelmente baixo, comparado a outros modelos com o mesmo padrão de filtragem.

O design não decepciona, e ainda dá uma charme à decoração da cozinha.

E mais, mesmo que falte energia elétrica, o fornecimento de água natural não é interrompido, graças a seu dispenser de acionamento manual.

Mas, falando em energia elétrica, o modelo não é bivolt, por isso, é preciso muita atenção ao comprar o aparelho, selecionando o que tenha a voltagem correta.

E atenção, o modelo não conta com indicador de troca de filtro, por isso, vale ficar sempre atento para fazer sua substituição do momento necessário.

Outra coisa, ao contrário de muitos modelos, esse purificador não pode ser instalado fixo na parece, o que desagrada muitos usuários, já que perdem um certo espaço na cozinha.

Por outro lado, para quem prioriza água gelada, esse modelo serve muito bem, inclusive, de acordo com alguns usuários, até a temperatura da água natural, é mais fria do que deveria, e isso em função de uma falha na separação entre os compartimentos de água fria e natural.

Vale saber que, como a marca Colormaq ainda está se expandindo no Brasil, por segurança, é bom conferir a presença de uma rede de assistência técnica própria na sua região antes de adquirir esse purificador.

No geral, vale saber que esse purificador Colormaq conta com boas avaliações dos consumidores, por isso, foi selecionado para entrar em nosso top 7.

Pontos positivos

  • Filtra mesmo sem energia elétrica

  • Ótimo custo-benefício

  • Boa capacidade de fornecimento de água gelada

Pontos negativos

  • Não possui eficiência bacteriológica

  • Retenção de partículas “C”

  • A água natural pode sair gelada

  • Não tem alerta de troca de refil

COMPRAR NA SUBMARINO

filtro de agua IBBL MIO5° – IBBL MIO

O nosso sexto lugar da lista coube ao IBBL MIO, que é uma boa opção para quem quer melhorar a qualidade da água, mas não pode gastar muito.

Mesmo sem ter grande eficiência bacteriológica, o modelo conta com retenção de partículas regular (nível “C”) e retira o excesso de cloro da água.

Possui um design moderno, que é um grande atrativo, e foi desenvolvido exclusivamente para ser fixado à parede, ou seja, ideal para quem precisa economizar espaço na cozinha.

Econômico, não precisa de energia elétrica para funcionar, mas, por outro lado, só fornece água em temperatura natural.

O modelo oferece boa vazão de água, contando com bica articulável que facilita bastante na hora de encher garrafas.

Além de ser uma marca confiável, o IBBL MIO se destaca pelo nível de retenção de partículas e design diferenciado.

Mas, como nada é perfeito… o filtro consegue tratar até 2.000 litros de água, com uma vida útil aproximada de 6 meses e, além do mais, o preço do refil é um pouco caro, levando em consideração a qualidade da filtragem e durabilidade.

Um dos campeões de vendas entre os modelos de purificadores mais simples, conta com muitas avaliações positivas.

Pontos positivos

  • Retenção de partículas regular (nível “C”)

  • Compacto

  • Design moderno

  • Bica articulável

  • Baixo custo

Pontos negativos

  • Não possui eficiência bacteriológica

  • Durabilidade e preço do refil

COMPRAR NA SUBMARINO

filtro-de-agua-IBBL-FR600-Speciale4° – IBBL FR600 Speciale

No quinto lugar de nosso pódium ficou o modelo IBBL, um dos mais vendidos e bem avaliados atualmente, ideal para quem prioriza o fornecimento de água (bem) gelada em grande vazão, apresentando um ótimo custo-benefício.

Possui capacidade “C” (média) em retenção de partículas, reduz o excesso de cloro livre na água, porém não é certificado pelo INMETRO em eficiência bacteriológica.

Com sistema de refrigeração por compressor, consegue fornecer até 1,24 litro de água gelada por hora e seu reservatório tem capacidade para pouco mais de 2 litros.

O fluxo de água sai por duas torneiras, uma para água gelada e outra para temperatura natural, facilitando o uso do aparelho até por crianças menores.

Oferece as opções de ser fixado na parede ou colocado sobre a bancada da cozinha e garante água filtrada mesmo em caso de falta de energia elétrica (somente em temperatura natural, claro).

E atenção, por não ser bivolt, na hora de comprar é preciso muita calma na hora de escolher a voltagem (ele é disponibilizado em 127 e 220).

Quanto ao consumo de energia, é um pouco maior do que o dos modelos analisados anteriormente, ficando em 11KWh/mês, lembrando que o sistema de refrigeração utiliza um compressor.

O filtro desse purificador dura até 6 meses (filtra até 3 mil litros) e não possui indicador de troca.

A altura das torneiras desagrada alguns usuários, por considerarem que dificulta na hora de encher recipientes mais altos.

Embora seja muito bem avaliado pelos usuários, vale ter em mente que o modelo oferece um nível de filtragem regular, ideal para quem prioriza ter sempre água gelada e bom preço, acima de outros fatores.

Pontos positivos

  • Boa capacidade de resfriamento de água por hora

  • Reservatório de 2,18 litros

  • Fornece água filtrada mesmo sem energia elétrica

Pontos negativos

  • Sem eficiência bacteriológica

  • Retenção de partículas regular (nível “C”)

  • Sem alerta para troca de filtro

COMPRAR NA SUBMARINO

filtro de agua Consul CPC31AB3° – Consul CPC31AB

Em quanto lugar está o purificador da Consul, o CPC31AB, que é o sucessor da marca para o modelo CPC30AB, que quase não tem diferença de um pro outro.

O CPC31AB é voltado para usuários que não querem um purificador que gele a água, mas um com eficiência máxima na purificação da água.

O CPC31AB não utiliza energia elétrica no funcionamento e as classificações do INMETRO são “A” em retenção de partículas, com eficiência bacteriológica e redução de cloro livre, ou seja, água limpa de verdade.

E não podemos deixar de destacar o preço desse modelo, que é bem barato se comparado com outros modelos do mercado, embora seu refil seja até um pouco caro, o que não colabora em nada com a relação custo-benefício do purificador.

Além do refil ser bem carinho, outro fator que desagrada muito os usuários, sem dúvida, é o seu botão de acionamento, muito frágil, o que é bem estranho se tratando de uma empresa renomada como a Consul.

Pontos positivos

  • Máxima eficiência em retenção de partículas

  • Eficiência bacteriológica

  • Não precisa de energia elétrica para funcionar

  • Compacto

Pontos negativos

  • Custo do refil

  • Botão de acionamento frágil

COMPRAR NA SUBMARINO

filtro-de-agua-Electrolux-PA21G2° – Electrolux PA21G

O segundão de nossa seleta lista é o purificador Electrolux PA21G, que reúne um ótimo desempenho em termos de melhoria da água, fornece água gelada e ainda tem um dos refis com maior durabilidade do mercado, 12 meses ou 3.000 litros de água.

E não é só isso, o segundo lugar se justifica por, também, ter eficiência bacteriológica certificada pelo INMETRO e classificação “A” quanto à retenção de partículas, além de retirar o excesso de cloro da água.

Pensou que fosse só isso? Mas saiba que esse modelo oferece água natural, fria ou gelada, e ainda permite escolher o tamanho da porção (para encher meio copo, um copo ou uma jarra).

Oferece também facilidades como ter uma saída de água em uma altura boa, facilitando na hora de encher recipientes mais altos, ou o alerta de troca de filtro, emitindo uma luz no painel quando chega o momento de fazer a substituição.

E mais, além de ter um design moderno, também oferece a opção de usar sobre a bancada da cozinha ou fixo na parede, economizando espaço.

Ainda é bivolt, com consumo de energia certificado pelo INMETRO de 07KWh/mês.

Assim, somado isso tudo, a relação custo-benefício é muito boa.

Mas, infelizmente, como nada é perfeito… ele não funciona sem energia elétrica, nem mesmo para água natural.

Assim, se faltar luz, você também ficará sem água filtrada, sem falar que como seu sistema de refrigeração é eletrônico (não por compressor), a capacidade de fornecer água gelada não é tão grande.

Dessa forma, consegue gelar apenas 200 ml de água por hora, e seu reservatório comporta somente 800 ml, o que significa que para uma casa com mais de 2 pessoas, onde todos gostam de água gelada, é preciso avaliar bem antes de optar por esse purificador.

Para fechar, o preço não é nada amigável, na verdade, um dos mais altos do mercado, embora isso possa ser o preço a pagar pela qualidade da filtragem oferecida.

Pontos positivos

  • Eficiência bacteriológica

  • Retenção de partículas “A”

  • Durabilidade do refil

  • 3 opções de temperatura da água

  • Alerta de troca de refil

Pontos negativos

  • Não funciona sem energia elétrica

  • Baixa capacidade de resfriamento por hora

  • Reservatório pequeno

  • Preço do refil

COMPRAR NA SUBMARINO

filtro-de-agua-Consul-CPB361° – Consul CPB36

E em primeiríssimo lugar de nossa seleta lista, está o purificador Consul CPB36, como o melhor purificador de água e isso se deve mais à sua eficiência máxima em filtragem, assim como e a refrigeração por compressor.

Possui classe “A” em retenção de partículas, com redução de cloro e com eficiência bacteriológica.

E mais, o modelo também consegue fornecer cerca de 1,7 l/h de água gelada, um número bem acima dos demais modelos, e com a mesma eficiência de filtragem.

Também é possível escolher entre três níveis de temperatura da água, natural, fria ou gelada e ainda emite alerta de troca de filtro, com luzes indicadoras que mostram gradualmente a vida útil do refil.

Segundo o INMETRO o consumo nominal do CPB36 é de 4,32 kWh/mês.

Mas, como nada é perfeito…esse modelo é muito grande, precisando ter um espaço compatível na cozinha para instalá-lo, o que nem sempre é possível.

Embora utilize o mesmo refil dos modelos CPC30 e CPB35, o valor desse refil é um pouco acima da média do mercado.

Também, vale saber que, tal como a maioria dos purificadores desse tipo, ele também não funciona em caso de falta de energia elétrica.

Por fim, quanto à voltagem, vale saber que CPB36 não é bivolt.

Pontos positivos

  • Eficiência bacteriológica

  • Retenção de partículas “A”

  • 3 opções de temperatura da água

  • Alto fornecimento de água gelada (1,7 l/h)

  • Display gradual de vida útil do refil

Pontos negativos

  • Ocupa bastante espaço

  • Não funciona sem energia elétrica

  • Preço do refil

COMPRAR NA SUBMARINO

Mas, afinal, qual é o melhor purificador de água?

Certamente, o melhor purificador depende das necessidades específicas e preferências de cada usuário.

Considerando que, pelo menos, teoricamente, a água fornecida pelas companhias de abastecimento já vem própria para consumo, o nível de retenção de partículas e a eficiência bacteriológica são itens decisivos na hora de se comprar um purificador.

Sendo assim, vale considerar o purificador apenas como uma complementação, retirando o excesso de cloro, resíduos originados nas tubulações e alguns micro-organismos.

Lembrando que muitos produtos alegam oferecer benefícios como reposição de minerais e controle do desenvolvimento de micro-organismos (bacteriostáticos), porém, essas propriedades não são atestadas pelo INMETRO.

Pela complexidade dos fatores a considerar, fica claro que escolher um purificador de água não é tarefa tão simples como muita gente imagina, já que muitas vezes os dados básicos não constam nas descrições dos aparelhos disponíveis na internet.

E mais, nem sempre o consumidor sabe quais quesitos considerar e se sente perdido com o excesso de informações, até mesmo, por isso, resolvemos dar uma mãozinha com esse artigo que, esperamos, sinceramente, ter ajudado a escolher qual o purificador considerar no seu caso.

ADD YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *